Foto do escritorAscom

Prefeitura e Hemoacre realizam 'Ação Doe Sangue e Salve Uma Vida' no Bujari

Dia da Doação de Sangue: ação promove cidadania e reforça estoques de sangue

Ação foi uma parceria entre a Hemoare, com o apoio da Prefeitura de Bujari por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que realizaram na quinta-feira (08) a Ação Doe Sangue e Salve Uma Vida.

O objetivo foi sensibilizar a população para doação voluntária de sangue, já que o estoque na rede municipal é baixo e a cidade não possui uma unidade própria do Hemoacre. A ação conseguiu reunir dezenas de candidatos para doação e coletar várias bolsas de sangue. O que não é pouca coisa, já que cada bolsa armazena cerca 500 ml de sangue e pode ajudar a salvar até quatro vidas.

Durante a a ação também foi ofertado pela equipe da Semsa Bujari testes rápidos para HIV, SIFILIS, HEPATITE B e C, Atualização da Caderneta de Vacina para Crianças e Vacina do COVID-19.

O secretário de saúde Franciso Abreu acompanhou o início da ação, agradeceu aos parceiros e destacou a importância de iniciativas como 'Ação Doe Sangue e Salve Uma Vida' no Bujaria “A Hemoacre auxilia a administração no cuidado com as pessoas. Os doadores de Bujari precisam ir até Rio Branco para doar. Agradeço a equipe do Hemoacre, as igrejas, aos secretários e servidores, e ao povo bujariense que doou e contribuem com o trabalho lindo feito pela nossa Hemoacre. Minha esperança é que, em breve, possamos ter uma unidade aqui em Bujari. Doe sangue. Doar sangue é doar vida” frisa o secretário.

Entre os doares de sangue, estavam secretários municipais, servidores do município e populares em geral. O secretário de finanças do Bujari, Jeamerson, foi um dos doadores e frisou que fez sua parte contribuindo para salvar até 4 vidas. "Hoje salvei 4 vidas. Acredito que doar sangue é doar amor, carinho e fazer o bem ao próximo". O mesmo fez Ferrety Costa, assessor de comunicação do Bujari. "Hoje tive a honra de proteger e quem sabe salvar a vida de até 4 pessoas, que nem sei quem são, mas que com este ato de amor, poderão ser salvas" disse.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Maria Conceição, explicou que a campanha tinha como finalidade conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, e, ao mesmo tempo, melhorar os estoques de sangue do Hemoacre. “Uma política de hemoterapia é fundamental. A realização de cirurgias depende disso. Logo, vidas dependem disso. Bujari tem trabalhado muito para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, o que facilita as ações de saúde”.

Os represantantes do Hemoacre explicaram que “Cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas, por isso essas ações de doação de sangue são extremamente importantes para quem está passando por uma emergência”, enfatizam os profissionais responsáveis pela captação de sangue do Hemoacre.

Yorumlar